segunda-feira, 5 de maio de 2008

O Eterno Exagerado



Depois de assistir ao Filme Cazuza "O TEMPO NÃO PÁRA"!, comecei a me interessar sobre sua história. Poucos saibam, mas Agenor de Miranda Araújo Neto era o nome completo de Cazuza. Autor de belas canções, com letras marcantes, o “poeta exagerado” nos deixou no dia sete de julho de 1990. No último dia 4 de Abril, completaria 50 anos.
O cantor, compositor, poeta deixou saudades. Cazuza foi a voz de uma geração. Falou de amor de maneira profunda. Muitas vezes, aliás, sem a necessidade de utilizar uma linguagem rebuscada. Explorou o nobre sentimento como nenhum outro talvez o tenha feito.
Seu filme, que foi campeão de bilheteria em 2004, ajudou a prestigiar o cinema nacional.Quem conheceu a vida e a obra do Poeta sabe o quanto ele foi importante para a nossa sociedade. O que citei aqui é muito pouco diante de tudo o que Cazuza representou e representa até nos dias atuais. Acredito que o maior presente para o nosso aniversariante cinquentenário, tenha vindo de sua mãe: A Sociedade Viva Cazuza, que ajuda a manter sua memória e representa a continuação de sua luta contra a aids.
Seria óbvio dizer que Cazuza é eterno, muitos dizem isso sem saber exatamente o que quer dizer tal frase.Cazuza foi o grande poeta de uma geração, e de tantas outras que vieram após sua passagem. Passagem sim, porque tudo e todos que são eternos não morrem, simplesmente passam. Ele influenciou, xingou, cantou, compôs (e como compôs), falou, pulou, dançou, revolucionou toda uma geração, mas nada disso foi suficiente, ele queria mais, ele sempre queria mais.
Quem nunca ouviu uma música dele sem se identificar? Quem nunca se pegou refletindo por causa de uma música dele?
Acho fascinante entrar em foruns ou comunidades sobre Cazuza e ver a quantidade de adolescentes presentes, a maioria usava frauda quando ele morreu (ou senão, tinha largado havia pouco tempo) e mesmo assim o tem como ídolo, o que não é difícil. Hoje em dia ter atitude é subir num palco e falar meia dúzia de palavrões pra cada verso de música, mas por sorte nem todos os adolescentes se contentam com isso, buscam mais que "vai se fuder, mano", querem música de verdade, querem poesia! Isso sim é atitude!Atitude de encarar a vida de frente!!!
Um Poeta genial que sabia perfeitamente descrever paixões e dores, com seu estilo sedutor, carismático, sensitivo, polêmico, transgressor, transparente, corajoso, inigualável.
Sua vida, sua carreira e sua memória nos trouxe e traz muitos benefícios: Nos permite cantar, dançar, sonhar e refletir com suas maravilhosas composições, de todas as suas expressões de coragem, a mais admirável é a de ter sido o primeiro artista brasileiro a revelar publicamente a aids, ajudando com esta atitude, a diminuir o preconceito e aumentar a prevenção à doença!
Poucos terão, como Cazuza, vivido e ensinado tanto em tão pouco tempo e ter dado tanto de si para a vida em forma de total e vertiginosa entrega à arte que viveu tão intensamente com o talento, coragem e determinação. Entre delícisas e sustos, gargalhadas e sobressaltos, foi irreverente a construção do grande poeta que desregrou uma geração com suas atitudes e pensamentos!

Um comentário:

Bruno castilhos disse...

OI MEU NOME É BRUNO CASTILHOS E OLHA MUITO BONITO O QUE VOCÊ ESCREVEU SOBRE O CAZUZA EU TENHO APENAS 13 ANOS E SOU MUITO FÃ DELE E DAS MUSICAS DELE COMO CODINOME BEIJA FLOR QUE É UMA MUSICA MUITO LINDA,VIVA CAZUZA.