quinta-feira, 16 de julho de 2009

Sobra mês no fim do salário


Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) diz que 85,45% dos brasileiros têm dificuldade em manter o salário até o fim do mês. O estudo mostra que a questão vai além dos salários baixos, já que 54,45% das pessoas com renda acima de seis mil por mês enfrentam esse problema. Para se ter uma idéia, o salário médio em regiões metropolitanas é de 1.200 por mês, ou seja, pobres e ricos estão com problemas de administrar o dinheiro.

Falta planejar o salário. Hoje, as pessoas trabalham para consumir. Ter casa e comida já não basta. É preciso ter aquilo que a publicidade diz ser bom; esta é a dignidade do mundo moderno.

Outra pesquisa feita por economistas da universidade de Warren, nos Estados Unidos, diz que as horas trabalhadas dos americanos cresceram por causa do aumento dos anúncios publicitários. As pessoas buscando realizar seus desejos de consumo trabalham mais tempo para ganhar mais dinheiro.

O estudo americano serve para o Brasil e pode ser apontado como a razão da falta de planejamento salarial. Será que é o salário que não dá ou se somos nós que estamos gastando de maneira errada? O trabalho que deveria ser uma ferramenta de prazer constante torna-se uma preocupação que impede a pessoa de consumir o que quer. O dinheiro não é mais a conseqüência do trabalho, e sim a causa.

Um comentário:

Acupofstarrynight disse...

Hey, Fabiana!
Não sabia que você tinha o seu :P
Já estou acompanhando tb, viu?! Bjsss