terça-feira, 21 de julho de 2009

O avanço da gripe Suína no Brasil

Durante todo este tempo em que a ameaça da gripe suína era encarada pelo governo federal em tom de “marolinha”, muito pouco foi feito para se estruturar o sistema de saúde pública - SUS - para que estivesse pronto para uma possível epidemia da gripe suína, que é causada pelo vírus H1N1, e internacionalmente é conhecida como Influenza A.

Agora o número de mortos pela gripe suína em território nacional não para de aumentar, em especial nas cidades com maior densidade demográfica (maior concentração de pessoas). Nas grandes capitais, onde o sistema de saúde pública já é deficiente e não dá conta da demanda normal, o caos está se instalando pois a procura por atendimentos em virtude da gripe suína está crescendo de maneira alarmante e muitos possíveis portadores do vírus estão sendo mandados de volta para casa sem nem mesmo passarem por exames ou por um atendimento mais adequado. Inclusive há pacientes que estão desistindo de tentar o atendimento em virtude da grande demora e dos riscos de se ficar em um ambiente com outros possíveis portadores do vírus H1N1, se expondo ainda mais ao perigo de contágio.


Será que agora, que a epidemia é local, o governo federal e os governos dos estados e municípios começarão a tomar providências que funcionem na prática contra esta doença ?

Nenhum comentário: