sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Será que esse Sistema dará certo?


O governo anunciou, depois da tragédia que se abateu sobre as cidades serranas do Estado do Rio, a criação de um Sistema Nacional de Alerta e Prevenção de Desastres Naturais. Até aí, tudo bem. Era necessário tomar uma providência enérgica para modificar a maneira como são encarados os desastres ambientais no Brasil, quer dizer, sem nenhum plano de prevenção.
O ministro de Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante afirmou que o novo sistema deverá funcionar a pleno vapor daqui a quatro anos, mas que os primeiros resultados já aparecerão em 2012. É claro que não dá para montar um Centro que exige uma estrutura técnica bem organizada em um mês, mas precisamos de medidas a curto e a médio prazo para que novos desastres não ocorram ainda em 2011, já que a temporada de chuvas se estende pelo menos até março.
Falta no Brasil um sistema de comunicação que alerte a população quando um acidente de proporções graves está para acontecer, a partir de fotos de satélite. Praticamente toda a população tem um aparelho de televisão em suas casas. Basta alguém da Defesa Civil, orientado por um órgão do governo, fazer um alerta direto, avisando para que a população de determinada área saia de casa e vá para abrigos em algumas horas. Isso poderia ter ocorrido na região serrana e evitado muitas mortes.

3 comentários:

Jaqueline Zanetti disse...

Olá garota,

Preciso lhe dizer que adorei seu blog e já ví que você é fã de um dos meus amores: CAZUZA! Adorei seus pontos de vista sobre os assuntos, ainda não li tudo, mas o que li, gostei muito.

Parabéns pelo blog, o conheci através da CIA dos blogueiros.

Beijos e flores.
http://rotapsicodelica.blogspot.com

jhamiltonbrito.blogspot.com disse...

Qualquer medida que vise preservar a vida do cidadão é valida mas o patrimonio faz parte dela.O alerta é acionado, o cidadão " se manda" e a casa dele vai na lama.Não seria melhor o governo não dar o HABITE-SE para construção em áreas de risco? impedir ocupações indevidas? Ou ele não vê o que esta acontecendo por se locupoletar com favores a agentes imobiliários indecentes que vendem terrenos em encostas de morros. Mas que o seu blogue é chique,isso é...o meu já aborda veleidades: crônicas, contos, poesias, erros de digitação, gramaticais, as estrepolias que frequento por aí.

Cidadão Araçatuba disse...

Resta saber o custo da empreitada né!
Temo que os burrocratas do PT preocupam-se mais com a imagem do que com a real serventia dos sistemas de criam!
Parabéns pelo Blog!