quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Agora "É proibido fumar" literalmente


Agora é lei!

O Governo do Estado de São Paulo sai em defesa da saúde e lança a lei onde é proibido fumar em ambientes fechados de uso coletido em todo o estado, como casas noturnas, restaurantes, bares, ambientes de trabalho, escolas, taxis, ônibus, dentre outros ambientes fechados de uso coletivo, bem como os fumódromos dos ambientes de trabalho e restaurantes.
Visando a qualidade de vidade e a saúde pública, a proibição vem para o Brasil espalhada nos métodos adotados em Nova Iorque, buenos Aires, Paris e Londres. A OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgou que o cigarro é a terceira maior causa de mortes no mundo, ja que causa sérios danos ao fumante e também ao que respira a fumaça.
Os locais abertos e áreas ao ar livre bem como vias públicas e parques o ato de fumar está liberado. Dentro dos estabelecimentos proibidos, a fiscalização fica por conta do proprietário, que se encontrado em desobediência será punido por multa e se for pego por outra vez em desobediência, o estabelecimento será interditado por 48 horas, e se em novo caso de desobediência, será interditado por 30 dias. Fica então a cargo dos proprietários que evite o acendimento dos cigarros em seus estabelecimentos e, caso o cidadão se recuse a apagar o cigarro e/oi sair para um local adequado que o permita fumar, a presença da polícia poderá ser requisitada.

Onde não pode fumar: escolas, bibliotecas, museus, bancos, hotéis, repartições públicas, cinemas. praças de alimentação, bares, restaurantes, boates, taxis, transporte coletivo…
Onde pode fumar: residências (não na minha, claro!), vias públicas, tabacarias, cultos religiosos que assim permitam.

Quem for pego fumando em local proibido será convidado a se retirar e, caso se negue, poderá ser expulso com auxílio policial. Estará sujeito ainda a penas administrativas, ainda a serem criadas pelo regulamento pós sanção da lei.

Finalmente o legislador colocou-se do lado de quem gosta de ar mais leve, mais cherosinho… de pulmão limpinho…
Desculpe, mas quem fuma tem é mesmo que fumar na sua casa e pronto! É horrível ir num bar, num restaurante e topar com essa fumaça fedida… apoio a Lei!

Nenhum comentário: